Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

FÁTIMA É PARA QUEM “RECEBE A VERDADE COMO CRIANÇA”

Local onde as crianças receberam a primeira e terceira visitas do “Anjo”

‘Todos nos encontraremos no Paraíso’ seria a lição de Francisco/ Bergoglio, no «Avvenire», jornal da CEI (Conf. Bispos italianos) neste 1º de maio 2015: “La meta a cui tende la Chiesa, la nuova Gerusalemme… il paradiso, più che di luogo si tratta di uno stato dell’anima in cui le nostre attese più profonde saranno compiute” (26.11.2014)… “il nostro essere figli di Dio giungerà alla piena maturazione, saremo vestiti della gioia e dell’amore di Dio, senza limite, saremo faccia a faccia con lui… è bello pensarci così, lassù, nel cielo, tutti noi faccia a faccia con Dio, è bello e dà forza all’anima”.

A regra para entender Fátima só pode ser a mesma dada por Jesus para entender a Palavra de Deus sobre o Seu Reino. (Mt 18, 1-6; 10, 14; Mc 10, 14-15; Lc 18, 16-17). Isto certamente não exclui a instrução recebida através da Igreja, nem a especulação racional. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus com a inteligência e a vontade livres. Estas o Pai quer salvar por meio do Filho e do Espírito Santo, mas não prescinde de nossa vontade de salvação: «Deus nos criou sem nós, mas não nos salva sem nós»

Voltemos então à questão e às críticas feitas ao Evento de Fátima com estes olhos, lembrando que Nossa Senhora queria a instrução de Lúcia.

De fato, quem se ocupa desta Aparição profética e de sua Mensagem, sempre teve que enfrentar objeções de gente inteligente e arguta. Mas estas objeções eram dignas de atenção na medida mesma que estas pessoas, mesmo instruídos teólogos como o Cônego Formigão, formado na Gregoriana e outros, seguiam a regra de Nosso Senhor: do estupor diante da maravilha de Fátima.

Quem não o fez, descambou para o pensamento negativo, que é contra a mesma Fé. Temos o exemplo do conhecido jesuíta Edouard Dhanis, eminente conhecedor da matéria e autor da ‘análise teológica’ que, negando o que chamou de ‘Fátima 2’, negou a autenticidade do Segredo. Justamente o que o eminente prefeito da fé, Ratzinger, pretendeu interpretar! Mais uma ridícula tentativa para arquivar a Profecia, se não no seu texto, no seu alto sentido?

O fato é que tal publicação evidenciou que o Vaticano atual não consegue explicar o sentido da mensagem profética, da razão do seu longo sigilo e suas contradições não podem deixar de provocar perplexidade.

Vamos tratar de objeções razoáveis, que podem e devem ser respondidas.

Na oração da Mensagem de Fátima, repetida no mundo inteiro por uma infinidade de pessoas que rezam o Rosário, há uma palavra do texto original em Português que sempre despertou dúvidas de teólogos e perplexidade de muitos fiéis.

Trata-se da palavra LEVAI. “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.

Muito se discutiu se a frase era referida às “alminhas do purgatório” ou também às almas dos vivos. Nesse sentido, anos atrás pedi a Da. Maria Rosa, sobrinha da Irmã Lúcia residente em Aljustrel, que esclarecesse isto com sua tia. A resposta foi que se referia às almas dos mortos, mas também havia que aplicá-la às almas dos vivos.

De qualquer modo todos, vivos e mortos que não estão no Céu, dependem do recurso à Misericórdia divina para serem para lá elevados. Visto, porém que Deus respeita a liberdade humana, por Ele mesmo criada, não se trata simplesmente para as almas de serem “levadas” para Deus, mas de responderam à Sua atração à Verdade e ao Bem obtida através das orações da comunhão dos santos e de boas obras pessoais que elevam as almas das criaturas no retorno ao Criador.

Pena que este detalhe importante não tenha sido também esclarecido pela Irmã Lúcia. Isto é saber se a palavra que ouviu quando menina, não seria mais precisamente ELEVAI, no lugar de LEVAI, palavra que facilmente pode ser confundida pelas crianças que dispõem de um vocabulário limitado.

Bastaria o “e” inicial da palavra “elevai” para dar um sentido mais coerente do ponto de vista teológico à frase.

Há mesmo diversos padres que traduziram para as suas línguas LEVAR no equivalente português de ATRAIR, que usam em suas orações, por falta de outro esclarecimento.

Penso que este serve à maior clareza da Mensagem de Fátima, num momento histórico em que se põe em dúvida, na instrução infantil e juvenil, até a existência da alma espiritual humana; criação direta de Deus, inconfundível com a de toda outra vida vegetal e animal.

Nesta breve oração do Anjo está resumida toda a grande Teologia; da Culpa e portanto da necessidade de perdão e responsabilidade de conversão; da Justiça divina e do pedido da graça para elevar as almas, própria e dos outros, à Caridade de Deus.

É a oração já bastante difundida, mas não igualmente entendida, que agora é alvo de graves suspeitas. Há portanto que responder em termos de razão, porque a liberdade tem por fim o bem conforme à razão; a liberdade de enganar-se e enganar não é a verdadeira liberdade, que torna o ser humano livre (Jo. 8, 31).

As Parábolas de Jesus indicam muitas vezes aquele sentido simbólico para que os homens evitem erros. Não poderiam ser diversas as visões mostradas por Sua Mãe aos pastorinhos, para que não precipitemos na espantosa realidade dos erros em que vivemos.

Salve Maria santíssima.

Araí Daniele

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