Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

Festa de São Pio X, Soberano Pontífice e Confessor

São Pio X

Papa São Pio X

3 de Setembro – São Pio X

Biografia Breve

Considerado o Papa do Santíssimo Sacramento, Giuseppe Sarto nasceu em Riese, Treviso, Veneza. O glorioso São Pio X morreu em 1914, pouco antes da Primeira Guerra Mundial, depois de ter sido Papa por 11 anos.

Foi uma alma escolhida para ser o vigoroso oponente de todo Liberalismo que tentou nos tempos modernos entrar na Igreja Católica para levar por água a baixo os seus dogmas e para associar os católicos às irmandades sem nenhuma relação com Jesus ou com a Divina Maternidade de Maria.

São Pio X foi o grande Papa da Comunhão para todos, e para as crianças. Nenhuma influência política poderia fazê-lo alterar sua missão de Vigário de Cristo na terra e único legislador do mundo em tudo o que é pertinente a Deus.

Chegou ao papado seguindo cada simples passo que um padre pode dar. Foi o primeiro papa a ascender através de todas as ordens menores e maiores. De infância pobre como um dos oito filhos de um sapateiro de aldeia, sentiu o chamado para o sacerdócio na sua juventude; estudou em Padua, e foi reconhecido estudante extraordinário. Foi cura em Tombolo, pároco em Salzano, em Treviso foi canonista e diretor espiritual do seminário. Foi Bispo de Mântua (região da Família de São Luiz Gonzaga), patriarca de Veneza e Papa de Roma.

Após 11 dias da morte de Leão XIII, iniciou-se o Conclave. Os primeiros escrutínios indicavam a escolha do Cardeal Rampolla — que fora Secretário de Estado de Leão XIII. Mas no dia 1º de agosto foi comunicado aos cardeais, no Conclave, o veto do Imperador da Áustria, Francisco José. Veto que, segundo uma tradição, poderia ser exercido pelo Imperador do Sacro Romano Império. Devido a isso, o Cardeal Giuseppe Sarto, de Veneza, passou a ser o preferido. Aceitou o cargo entre lágrimas e pediu ao Cardeal Rafael Merry del Val que o ajudasse sempre no ofício. Iniciando uma amizade muito frutuosa para toda a Igreja.

As únicas credenciais que apresentou para tudo que fez foram: “Sou um simples padre”. São Pio publicou decretos para a comunhão das crianças de 7 anos (ao invés de 12 ou 14 como anteriormente) e para a comunhão freqüente. Apagou os últimos vestígios do Jansenismo ao advogar a comunhão freqüente e até diária; reformou a Liturgia, diligenciou a favor de homilias simples e claras, e trouxe de volta o canto gregoriano para as cerimônias. Revisou o Breviário e preparou o Catecismo.

Sua grande batalha foi a luta contra o Modernismo, que denunciou, na sua magistral encíclica «Pascendi Dominici Gregis» como “síntese de todas as heresias”. Reorganizou a cúria Romana, os elementos administrativos da Igreja e acusou a “monstruosa” separação entre o Estado e a Igreja, equivalente a separação da alma do corpo. Preparou o Código de Direito Canônico que só foi publicado em 1917. Fundou o Instituto Bíblico. Seu desejo foi: “Nasci pobre, vivi pobre e quero morrer pobre”.

Sobre ele disse o Cardeal Merry del Val, seu secretário de Estado:

“Seria um grande erro crer que esta característica [a bondade] tão atraente de Pio X o retratasse plenamente ou resumisse seus dotes e qualidades; nada mais longe da verdade. Ao lado dessa bondade, e de modo feliz combinada com a ternura de seu coração paternal, possuía uma indomável energia de caráter e uma força de vontade que podiam testemunhar, sem vacilação, os que realmente o conheceram, embora em mais de uma ocasião surpreendesse, e até causasse estranheza àqueles que somente haviam tido ocasião de experimentar sua delicadeza e reserva habituais.

Mantinha um absoluto senhorio de si e dominava os impulsos de seu ardente temperamento. Não vacilava em ceder em assuntos que não considerava essenciais, e até estava disposto a considerar e aceitar a opinião de outros se isso não implicasse em risco para algum princípio; mas não havia nele nenhuma debilidade.

Quando surgia alguma questão na qual se fazia necessário definir e manter os direitos e liberdade da Igreja, quando a pureza e integridade da verdade católica requeriam afirmação e defesa, ou era preciso sustentar a disciplina eclesiástica contra o relaxamento ou influência mundanas, Pio X revelava então toda a força e energia de seu caráter e o intrépido valor de um grande Pontífice consciente da responsabilidade de seu sagrado ministério e dos deveres que julgava ter que cumprir a todo custo.

Era inútil, em tais ocasiões, que alguém tratasse de dobrar sua constância; toda tentativa de intimidá-lo com ameaças, ou de afagá-lo com sedutores pretextos ou recursos meramente sentimentais, estava condenada ao fracasso”. (Cardeal Rafael Merry del Val, Memorias del Papa Pio X, Sociedad de Educación Atenas, S.A., Madrid, 1946, pp. 103-105.)

Leito de Morte de S. PIO X

Dos milagres que fez, um foi a cura da Mãe de D. Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, que em visita «ad limina» pediu sua intercessão.

Na transladação do seu corpo, fizeram-lhe uma incisão num joelho que estava inchado e dessa incisão saiu sangue vivo.

A Fundação Pro Roma Mariana possui, na Casa de Nazaré em Fátima, uma relíquia “ex carne” do Santo, autenticada pelo Vaticano.

Sua morte parece um tanto suspeita. Despachou pela manhã normalmente os documentos ao Secretário de Estado (Card. Merry Del Val) e à tarde este foi chamado com urgência para ver o Papa. Quando chegou Pio X já estava morrendo e levando a mão a garganta como se dissesse não poder falar e então morreu, segundo a notícia oficial, devido à uma “pneumonia fulminante”. Também o Cardeal Merry Del Val iria morrer de modo estranho, pois foi durante uma cirurgia de pequena gravidade, estrangulado pela própria prótese dentária.

Canonização São Pio X

Foto da canonização São Pio X

Foi Canonizado pelo papa Pio XII em 1954. Seu corpo permanece num altar da Basílica de São Pedro.

São Pio X, roguai por nós e abençoai nosso trabalho:

INSTAURARE OMNIA IN CHRISTO

Uma resposta para “Festa de São Pio X, Soberano Pontífice e Confessor

  1. Pingback: JOÃO 23 INIMIGO DO APELO À PENITÊNCIA DE FÁTIMA! « Pro Roma Mariana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

AMOR DE LA VERDAD

que preserva de las seducciones del error” (II Tesal. II-10).

Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

Radio Spada

Radio Spada - Tagliente ma puntuale

Catholic Pictures

Handmaid of Hallowedground

Hallowedground

Traditional Catholic Visualism

Acies Ordinata

"Por fim, meu Imaculado Coração triunfará"

RADIO CRISTIANDAD

La Voz de la Tradición Católica

%d blogueiros gostam disto: