Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

A operação ecumenista contra a Filosofia perene

Arai Daniele

Toda a questão é saber: em vista do bem pensar, que se enquadra na Metafísica da Filosofia perene, de onde procede e para onde se dirige o «pensamento ecumenista» ? Se neste há uma certa equivalência de religiões, e portanto entre o humano e o divino, que lugar pode ter na ideia ecumenista a dimensão espiritual e dai a alma imortal e a vida eterna? Será que o que é da ordem natural determina de algum modo a ordem sobrenatural porque possui um «direito» intrínseco a esta?

Pois bem, este desvio foi condenado na Encíclica Humani generis de Pio XII sobre a «nova teologia» de 1950. Ela antecipava a tendência do pensar que, com aspecto filosófico, destrói o reto pensar católico.

Hoje, até explicar e compreender o que se passou é difícil, mas deve ser feito e é o que farei agora na forma de uma reduzida palestra.

Comecemos pelo objetivo nivelador da operação ecumenista, que encontramos disfarçado nas palavras de João Paulo II sobre Maria.

Pio IX na Bula dogmática Ineffabilis Deus, sobre a Imaculada Conceição (8.12.1854) interpreta, no sentido mariológico o Protoevangelho“A Virgem Santíssima, unida a Cristo… é a inimiga eterna da venenosa serpente sobre a qual triunfou esmagando a sua cabeça com seu pé imaculado”.Confirma pois a Tradição.

Dia 29.5.96, João Paulo II na exegese deste trecho diz: “Esta versão não corresponde ao texto hebraico, no qual não é a mulher, mas a sua estirpe, o seu descendente [sic] a pisar na cabeça da serpente”. Ignorou deste modo que, a Autoridade divina confiou a Revelação à Igreja católica com à sua cabeça o Papa, que nisto tem parte na Sua infalibilidade. A interpretação autêntica das Sagradas Escrituras provem dessa autoridade que é representativa da Palavra do Senhor porque se funda na Tradição que d’Ele provem. O Pontífice romano, intérprete autêntico dos textos bíblicos, reciprocamente, tem na Tradição o seu princípio. Sua aderência a este princípio, determinante da Fé da Igreja, é a base de sua legitimidade. Não há autoridade católica que possa duvidar dos termos em que a Revelação divina foi dada aos homens: nela está sua definição e razão de ser. Que dizer de quem a revisa e reinterpreta segundo o texto hebraico, os tempos e as consciências?

O exemplo de revisionismo semântico na exegese de João Paulo II, que se apresenta como questão filológica, desvenda muito mais. Segundo a Religião a estirpe que receberá poder sobre o maligno descende da Nova Eva, Maria, e renasce em seu Filho, Jesus Cristo: são os cristãos. Mas para o revisionismo ecumenista que quer unir todas as estirpes, povos e religiões, esta é a estirpe de Eva, que compreende, com o ‘descendente’ que vencerá o maligno, todo o gênero humano, simplesmente sem distinções religiosas.

 
Você pode baixar esse áudio caso não consiga ouvir diretamente.

 

O espírito da nova exegese contradiz a Revelação com sentido «teândrico». Isto é, não seria mais o divino a definir o humano, mas análises linguísticas, seleções e revisões humanas a confirmar o divino. A autoridade que suscita, ainda que de modo apenas implícito, dúvidas sobre a origem e a perfeição da Tradição escrita e oral, revela-se pronta a revisionar as Sagradas Escrituras, instrumentodiretoda Autoridade divina. Mas como ninguém recebe de Deus autoridade para contestá-Lo, não faz mais que indicar sua própria incompatibilidade com a jurisdição na Igreja católica.

 

Fonte: Promissio.org

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

AMOR DE LA VERDAD

que preserva de las seducciones del error” (II Tesal. II-10).

Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

Radio Spada

Radio Spada - Tagliente ma puntuale

Catholic Pictures

Handmaid of Hallowedground

Hallowedground

Traditional Catholic Visualism

Acies Ordinata

"Por fim, meu Imaculado Coração triunfará"

RADIO CRISTIANDAD

La Voz de la Tradición Católica

%d blogueiros gostam disto: