Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

MÁXIMAS ETERNAS – Parte III – Sto Afonso

Meditações para Cada Dia da Semana por Santo Afonso Maria de Ligório

Editorial Promissio

Atos de preparação às meditações – Ver parte I

SÁBADO

Da Eternidade das Penas

Cruz

1. Considera, cristão, que a existência que tens, de Deus a recebeste, criando-te á Sua imagem e semelhança, sem mérito algum da tua parte. Adaptou-te por filho nas almas salutares do Batismo; amou-te mais do que se fosse teu pai, e criou-te com o fim de O amares e servires nesta vida para depois O gozares na glória. De maneira que não nasceste nem deves viver para gozar, para ser rico poderoso, para comer, beber e dormir, como os irracionais, mas somente para amar ao teu Deus e ser dito eternamente.

As criaturas foram postas por Deus à tua disposição para que te auxiliem a conseguir tão glorioso fim. Oh! Infeliz de mim! Que em tudo tenho pensado, menos no fim para que Deus me criou! Meu Pai, pelo amor de Jesus permiti que eu comece vida nova, inteiramente santa e em tudo conforme à vossa divina vontade!

2. Considera que na hora da morte sentirás grande remorso, se não te houveres dedicado ao serviço de Deus. Que aflição a tua quando, ao termo de teus dias naquela hora suprema, chegares a conhecer que todas as grandezas e prazeres, todas as riquezas e glórias não eram mais que um pouco de fumo! Ficarás estupefato ao ver que por umas bagatelas, por verdadeiras frivolidades perdeste a graça de Deus e a tua alma, sem poder remediar o mal que fizeste e sem ter tempo para trilhar o bom caminho. Ó desesperação! Ó tormento! Então compreenderás quanto vale o tempo, mas já será tarde; quererás comprá-lo a troco do teu sangue, mas já não te é possível. Ó dia calamitoso para quem não tenha servido e amado a Deus!

3. Considera quanto se descura este fim tão importante. Pensa-se em acumular riquezas, em assistir a banquetes e divertimentos, em passar alegremente os dias; e não se pensa em servir a Deus, nem em salvar a alma. O fim eterno é considerado como coisa insignificante. Por isso uma parte dos cristãos, divertindo-se banqueteando-se e cantando, caem no inferno. Oh! Se soubessem o que quer dizer Inferno… Ó homem, fazes tanto para te condenares, e nada queres fazer para te salvares?! Infeliz de mim! (Exclamava ao morrer o Secretário do Rei da França, Francisco I) Infeliz de mim! Para escrever as cartas do meu príncipe, gastei tanto papel; e nem sequer aproveitei uma folha para escrever nela os pecados e fazer uma boa confissão! Oxalá (dizia no mesmo transe Felipe III, Rei da Espanha) que em vez de ser Rei eu tivesse servido a Deus na solidão do deserto! Mas para que servem naquela hora semelhantes suspiros e lamentações, se não para maior desesperação?

Aprende na experiência alheia a viver solicito da tua salvação, se não queres experimentar a mesma sorte. Não te esqueças de que quanto fazes, dizes ou pensas, estranho ao que Deus quer de ti, tudo é perdido. Eia, pois! Já é tempo de mudar de vida. Quererás por ventura esperar. Para te desenganares, o momento da morte, quando estejas às portas da eternidade, prestes a cair no inferno, e quando não haja lugar para emenda? Meu Deus, perdoa-me! Amo-Vos sobre todas as coisas. Arrependo-me sumamente de Vos ter ofendido.

Maria, esperança minha, roga a Jesus por mim.

Amém.

Fruto I. Lembrar-me-ei freqüentemente de Deus e de seus imensos benefícios agradecendo-Lhe de todo o meu coração.

Fruto II. Regularei e empregarei bem o tempo, dirigindo todas as minhas ações em ordem à glória de Deus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

AMOR DE LA VERDAD

que preserva de las seducciones del error” (II Tesal. II-10).

Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

Radio Spada

Radio Spada - Tagliente ma puntuale

Catholic Pictures

Handmaid of Hallowedground

Hallowedground

Traditional Catholic Visualism

Acies Ordinata

"Por fim, meu Imaculado Coração triunfará"

RADIO CRISTIANDAD

La Voz de la Tradición Católica

%d blogueiros gostam disto: