Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO E DE UMA IMENSA GRATIDÃO

Gratidão da Páscoa

  • “Within this wall of flesh
  • There is a soul counts Thee her creditor.”

William Shakespeare («King John», Act III, sc. 3, l:20)

  • “Let never day or night unhallow’d pass,
  • But still remember what the Lord hath done.”

(«Henry IV», Part II, Act II, sc. 1, l:85)

  •  “O Lord that lends me life,
  • Lend me a heart replete of thankfulness.”

(«Henry IV», Part II; Act I; sc. 1 l:19)

 

Nesta Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor, a alma se inunda desse sentimento de gratidão que edifica e dá sentido a toda a nossa vida e atividade de seres humanos.

É então que, na Comunhão dos Santos, buscamos outros pensamentos sobre o que vai além do corpo, pois não pertence a este mundo material: a gratidão ligada à Fé!

Por isto, iniciamos acima com os versos que o católico William Shakespeare pôs na boca de seus reis sobre o sentimento que nos deve enriquecer a alma e rechear o coração.

 

Gratitude is the energy of faith.

I would maintain that thanks are the highest form of thought, and that gratitude is happiness doubled by wonder.Gilbert K. Chesterton

(“Gostaria de afirmar que agradecer é a forma mais elevada de pensamento, e que a gratidão é felicidade redobrada pela maravilha.

“Você agradece antes das refeições. Tudo bem. Mas eu agradeço antes do concerto e da ópera, agradeço antes do jogo e pantomima, agradeço, antes de abrir um livro, e agradeço antes de esboçar, pintura, natação, esgrima, boxe, passear, brincar, dançar e agradeço antes de mergulhar a caneta na tinta”. – G. K. Chesterton

(“You say grace before meals. All right. But I say grace before the concert and the opera, and grace before the play and pantomime, and grace before I open a book, and grace before sketching, painting, swimming, fencing, boxing, walking, playing, dancing and grace before I dip the pen in the ink.”)

A Gratidão passa a ser um modo de viver do cristão. Se para os Romanos a força vinha da «pietas», na devoção aos genitores e antepassados, para os Cristão a força desse sentimento assume direção divina na contemplação de Deus que se fez carne para salvar-nos. E assim rezamos: “Infundí Senhor em nossa alma a graça pela qual, conhecendo pela Anunciação do Anjo a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição.”

E a Gratidão passa a ser a base da cultura cristã, a atitude ideal que se deve desenvolver para melhor apreciar e exprimir o conhecimento em todos os tempos. La meilleure attitude à développer et à exprimer en tout temps est celle de la gratitude et de l’appréciation.

A gratidão é a memória do coração.

“A gratidão é a virtude das almas nobres”. Esopo

“A gratidão é sentimento que envelhece cedo.” Aristóteles

“O ponto mais alto da moral consiste na gratidão. E esta verdade proclamá-la-ão todas as cidades, todos os povos, mesmo os oriundos das regiões bárbaras, neste ponto estão de acordo os bons e os maus.” Sêneca

“A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa. Uma pessoa grata é uma pessoa fiel, não te abandona, está sempre contigo. Nela você sempre pode confiar.” Tácito

“A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar.” Samuel Johnson

“A gratidão volta-se para o passato; o amor para o presente; o medo, a avareza a luxúria, a ambição para o futuro.” Clive Staples Lewis

 

A carência de Gratidão na sociedade atual

  • La gratitudine non esiste in natura; per conseguenza è inutile pretenderla dagli uomini.”  Cesare Lombroso

Na era materialista das novas «ciências» a Gratidão parece perder seu lugar, quando ao contrário, é a prova mesma que a natureza do ser humano vai além da matéria.

Nada como o sentimento de gratidão demonstra melhor o que preenche a alma espiritual, que não é prerrogativa de nenhuma animal. “Um simples pensamento de gratidão elevado ao céu é a oração mais perfeita.” Lessing

Quando fenece a Gratidão, fenece igualmente a Religião e esta carência intoxica toda a vida familiar e social, das pequenas coisas até as mais importantes da vida. Quem não exprime gratidão no âmbito familiar, dificilmente poderá ser justo com os outros.

Toda criança deveria ser educada no nobre sentimento de gratidão, que já traz na alma, mas deve ser cultivado pela reflexão na operosidade e colaboração na família e na escola. Ele se transmite também pelo contágio do bom exemplo.

Ao contrário, com o orgulho e a indiferença o bom sentimento se esvai. Disto sofre nossa sociedade atual, educada no hedonismo do pior consumismo. E quando a mentalidade desce ao nível dos “direitos adquiridos”, com o sentimento de gratidão, desaparece também o do Culto religioso, que de Deus acaba por se reverter ao mesmo homem!

Dai o convite nestas festividades sagradas de refletir sobre o que devemos ao nosso Divino Salvador. Sem gratidão pelo Seu Sacrifício de amor não há paz nem harmonia neste mundo e portanto merecimento para a salvação no outro.

Há que refletir que, desde que nascemos, é muito mais o que recebemos, mesmo sem mérito algum, de quanto podemos dar. E no entanto, teremos aquilo que daremos sempre com o sentimento de gratidão pelo recebido. Se isto é a norma entre os homens, tanto mais o é no plano religioso em que precisamos tanto da Graça que nos é dada como dom gratuito por Deus Pai por meio do Filho e pelo poder do Espírito Santo.

Medite-se então quanto é que será a Gratidão a nos edificar e salvar.

Fino a quando il fiume scorrerà, i monti faranno ombra e nel cielo brilleranno le stelle, dovrà durare la memoria del beneficio ricevuto nella mente dell’uomo grato.” (Virgilio)

“Estad siempre alegres. Orad sin cesar. Dad gracias en toda coyuntura, porque esto es lo que Dios quiere de todos vosotros en Cristo Jesús. No apaguéis el Espíritu. No despreciéis las profecías. Examinadlo todo, y quedaos con lo bueno. Evitad toda clase de mal.” (I Ts 5, 16-22)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

AMOR DE LA VERDAD

que preserva de las seducciones del error” (II Tesal. II-10).

Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

Radio Spada

Radio Spada - Tagliente ma puntuale

Catholic Pictures

Handmaid of Hallowedground

Hallowedground

Traditional Catholic Visualism

Acies Ordinata

"Por fim, meu Imaculado Coração triunfará"

RADIO CRISTIANDAD

La Voz de la Tradición Católica

%d blogueiros gostam disto: