Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

ORÁCULO DO SENHOR AO PROFETA MALAQUIAS SOBRE O SACRIFÍCIO IMPURO E O SACERDÓCIO FALAZ

 NOVA MISSA

Arai Daniele

 

PROFECIA DE MALAQUIAS

Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento, exerceu o seu ministério depois do cativeiro de Babilônia, quando o templo já estava restaurado. Refere-se à ingratidão dos judeus para com o Senhor, que os castigará para purificá‑los a fim de que recebam o Messias com espírito contrito. Fala também dos matrimônios, portanto do adultério.

O livro de Malaquias emprega a forma de diálogo, e com língua castiça e estilo claro e enérgico repreende os sacerdotes e o povo, e mostra que Deus é pai amoroso e juiz implacável.

O livro é dividido em duas partes, além da introdução e do epílogo.

Introdução (1, 1‑5): Compara os Judeus aos Idumeus, e mostra a paternal providência de Deus para com Israel.

E visto que fala do Sacrifício da Vítima querida por Deus, pode-se dizer que prevê o Novo Israel, a Igreja do Sacrifício do Amor perpétuo.

Primeira parte (1, 6 ‑ 2, 9): Repreende os sacerdotes pelas seus torpes enganos e negligências no culto divino dos sacrifícios.

Anuncia que Deus rejeitará e fará cessar os sacrifícios levíticos, e em seu lugar designará uma vítima imaculada que será oferecida em qualquer parte da terra. É a profecia acima citada sobre o Sacrifício perfeito.

Segunda parte (2, 10 ‑ 4, 3): Censura o povo pela negligência nos dízimos, pelos escandalosos casamentos com mulheres estrangeiras, e anuncia o julgamento de Deus e o Precursor do Messias.

Epilogo (4, 4‑6): Exige o retorno à observância da Lei, e promete que cedo haverá de aparecer o Precursor do Messias.

Assim o último profeta do Antigo Testamento marca a dignidade profética conferida a São João Batista.

Amor de Deus para com o seu povo

Duro oráculo do Senhor contra Israel, por intermédio de Malaquias.

Eu vos amei, diz o Senhor, e vós dissestes: Em que nos amaste? Porventura não era Esaú irmão de Jacó? diz o Senhor. E contudo eu amei Jacó, e aborreci Esaú, e reduzi os seus montes a uma solidão, e deixei a sua herança aos dragões do deserto. E se a Iduméia disser: Nós fomos destruídos, mas voltaremos para edificar o que foi destruído, isto diz o Senhor dos exércitos: Eles edificarão, e eu destruirei; e serão chamados país de impiedade, povo contra o qual se irou o Senhor para sempre. E os vossos olhos o verão, e vós direis: Glorificado seja o Senhor sobre a terra de Israel.

Pecados dos sacerdotes que oferecem coisas impuras

O filho honra seu pai, e o servo reverencia o seu senhor. Se eu, pois sou vosso pai, onde está a minha honra? E se eu sou o vosso Senhor, onde está o temor que se me deve? Diz o Senhor dos exércitos. Convosco falo, ó sacerdotes, que desprezais o meu Nome, e que dizeis: em que desprezamos nós o teu Nome? ‘Vós ofereceis sobre o meu altar um pão imundo, e dizeis: Em que te profanamos nós? Nisso que dizeis: A mesa do Senhor está desprezada. Se vós ofereceis uma (hóstia) cega para ser imolada, não é isto mau? E se ofereceis uma que é coxa e doente, não é isto mau? Oferecei estes animais ao vosso governador, e vereis se eles lhe agradarão, ou se ele vos receberá com agrado, diz o Senhor dos exércitos. Agora, pois fazei as vossa­s orações diante de Deus para que ele se compadeça de vós (porque tudo isto foi feito por vossas mãos), a ver se vos recebe favoravelmente, diz o Senhor dos exércitos.

  •  Nota do CP. I ‑ 2. Amei a Jacó… O povo de Israel, ingrato a tantos benefícios recebidos de Deus, não se lembra que foi desde o princípio preferido ao povo descendente de Esaú. São Paulo aplica este texto no sentido espiritual ao mistério da predestinação (Rm X, 6‑16). Deus quer oblações puras: desinteressadas na sua intenção.

Quem há entre vós que feche as portas e acenda o lume sobre o meu altar gratuitamente? o meu afeto não está em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem aceitarei oferenda alguma da vossa mão. Desde o nascer do sol até ao poente, o meu nome é grande entre as nações, e em todo o lugar se sacrifica e se oferece ao meu Nome uma oblação pura; porque o meu Nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos exércitos.

E vós o tendes profanado, dizendo: A mesa do Senhor está contaminada; e aquilo que se oferece em cima dela, é desprezível como o fogo que o devora. E dissestes: Eis que te oferecemos o fruto do nosso trabalho, e com isto tornastes desprezível o que oferecestes. diz o Senhor Deus dos exércitos, e trouxestes‑me reses mancas e doentes, que eram o fruto das vossas rapinas, e m’ás oferecestes de presente. Julgais vós, pois, que eu receberei um tal presente da vossa mão? diz o Senhor. “Maldito seja o homem enganador, que tem no rebanho um animal são e votado ao Senhor e Lhe sacrifica um doente; porque sou o grande Rei, diz o Senhor dos exércitos, e meu Nome é temido entre as nações.

  • Na Vulgata: “Et dixistis: Ecce de labore, et exsufflastis illud, dicit Dominus exercituum; er intulistis de rapinis claudum et langudum, et intulistis munus: unquid suscipiam illud de nabu vestra? dicit Dominus. Maledictus dolosus qui habet in grege suo masculum, et votum faciens, immolat debite Domino: quia rex magnus ego, dixit Dominus exercituum, et nomen meum horribile in gentibus.Aqui basta relevar na «nova Missa de Paulo 6º», na preparação dos dons para a consagração do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, no ato que deveria ser da oferta, o impudente uso da palavra «trabalho»: – vos oferecemos o pão e o vinho, fruto da terra e do trabalho do homem. Ora, até na vida civil, nenhuma oferta educada é feita mencionando o trabalho ou o custo do que é oferecido. Tanto menos poderia tal palavra estar na oferta da sagrada Hóstia, que é o próprio Jesus, Filho de Deus que se ofereceu imolado para a nossa redenção. Qual trabalho humano pode ser invocado diante de tal Sacrifício de salvação? Se fazê-lo já era sinal implícito de desprezo pelo Sacrifício Divino da Missa, não tardaram a seguir sinais explícitos da contaminação litúrgica que degradou a espiritualidade na Igreja e no mundo.http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=QN5yW-Eh9nk

    E dizer que tudo havia sido predito ao Profeta Malaquias, muito antes da Paixão!

Exprobrações e ameaças aos sacerdotes que faltam a seus deveres

E agora esta é, ó sacerdotes, a ordem que se vos intima. Se me não quiserdes ouvir e se não quiserdes aplicar o vosso coração a dar glória ao meu Nome, diz o Senhor dos exércitos, eu vos mandarei a indigência, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; sim, eu as amaldiçoarei, porque não puseste as minhas palavras sobre o vosso coração. Eis que vos tirarei a espádua e atirar­‑vos‑ei à cara com o esterco das vossas solenidades, e ele se pegará a vós. Então sabereis que fui eu que vos mandei esta ordem, para que a minha aliança com Levi subsistisse, diz o Senhor dos exércitos. A minha aliança com ele foi de vida e de paz; e eu dei‑lhe o meu temor, e ele temeu‑me, e tremia em face do meu Nome. A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em equidade, e afastou muitos da iniqüidade. Porque os lábios dos sacerdotes serão os guardas da ciência, e da sua boca se há de aprender a lei, porque ele é o anjo do Senhor dos exércitos. Mas vós desviastes‑vos do caminho, e escandalizastes a muitos na (observância da) lei: tornaste nula a aliança que eu havia feito com Levi, diz o Senhor dos exércitos. Por isso, como não guardaste os meus caminhos, e, quando se tratava de sentenciar, seguindo a minha lei, fizestes acepção de pessoas, também eu vos tornarei desprezíveis e vis aos olhos de todos os povos.

(ver http://fratresinunum.com/2014/11/03/uma-visao-profetica-do-padre-pio/)

Notas: Pão… expressão que designa aqui todo o gênero de ofertas.

  • Aqui temos o versículo (11) aplicado pela tradição católica ao sacrifício da Lei nova, ao Sacrifício eucarístico.
  • A espádua das vítimas era a parte reservada aos sacerdotes em certos sacrifícios.
  • Seguem as exprobrações aos Judeus por causa dos casamentos com mulheres «estrangeiras» à lei.

 

Porventura não é um mesmo o pai de todos nós? Não foi um mesmo Deus que nos criou? Por que razão, pois despreza cada um de nós o seu irmão, violando a aliança de nossos pais? Judá prevaricou, e a abominação foi cometida em Israel e em Jerusalém; porque Judá contaminou o povo consagrado ao Senhor, o qual ele amava, e casou‑se com a filha de um deus estranho. O Senhor exterminará das tendas de Jacó o homem que o fizer, quer seja mestre, quer discípulo, e o que oferece qualquer dom ao Senhor dos exércitos.

Condenação dos divórcios

Ainda fizestes mais isto: cobristes de lágrimas, de prantos e de gemidos o altar do Senhor, de modo que Eu não olharei mais para os vossos sacrifícios, nem receberei da vossa mão coisa que me possa aplacar. E dissestes: Por que causa? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a esposa da tua juventude, a qual desprezaste, sendo ela a tua companheira e a esposa da tua aliança. Porventura não a fez aquele (Senhor) que é uno, e não foi o seu sopro que a animou? E que pede este único (autor) senão que saia de vos uma linhagem de Deus? Guardai, pois o vosso espírito e não desprezeis a mulher que recebestes na vossa juventude. (Direis talvez, querendo desculpar‑vos): Quando tu conceberes aversão (contra ela) despede‑a, diz o Senhor Deus de Israel; mas a iniqüidade de quem tal fizer, lhe cobrirá o seu vestido diz o Senhor dos exércitos. Guardai, pois, o vosso espírito, e não desprezeis (as vossas esposas).

Vós fatigastes o Senhor com os vossos discursos, e dissestes: Em que O temos nós fatigado? Nisto que dizeis: Todo o que faz o mal, passa por bom aos olhos do Senhor, que lhe é agradável; ou, se assim não é, onde está o Deus de justiça?

O envio do Precursor

Eis que mando Eu a meu anjo e ele preparará o caminho diante da minha lace. E imediatamente o Dominador que vós buscais, e o anjo do testamento que desejais, virá ao seu templo. Ei‑lo, ai vem, diz o Senhor dos exércitos. E quem poderá considerar no (que sucederá no) dia da sua vinda, e quem poderá ter‑se à sua vista? Porque ele será como o fogo que derrete (os metais), e como a erva dos lavandeiros.

E sentar‑se‑á como um homem que se senta para fundir e refinar a prata; (deste modo) purificará os filhos de Levi e os refinará como o ouro e como a prata, e eles oferecerão sacrifícios ao Senhor em justiça. E o sacrifício de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como foram nos séculos passados e nos primeiros anos.

Juízo de Deus

Então aproximar‑me‑ei de vós para exercer o juízo, e serei uma testemunha pronta contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os perjúrios e contra os que defraudam o salário do trabalhador, as viúvas e os órfãos, e oprimem os estrangeiros, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos. Porque Eu sou o Senhor e não mudo; por isso é que vós, ó filhos de Jacó não tendes sido ainda consumidos.

Desde os dias de vossos pais vos apartastes das minhas leis, e não as guardastes. Voltai para mim, e eu me voltarei para vós, diz o Senhor dos exércitos. Porém dissestes: Como nos voltaremos nós (para ti)? Deve um homem ultrajar o seu Deus como vós me tendes ultrajado? E dissestes: em que te temos ultrajado nós? Nos dízimos e nas primícias. Portanto vós fostes amaldiçoados com a penúria; e vós, a nação toda, me ultrajais. Levai todos os vossos dízimos ao (meu) celeiro, e haja alimento na minha casa e depois disto ponde‑me à prova, diz o Senhor, (e vereis) se não vos abro as cataratas do céu, e se não derramo a minha bênção sobre vós em abundância. Por vós afugentarei o inseto devorador, e ele não estragará os frutos da vossa terra; nem haverá nos campos vinhas estéreis, diz o Senhor dos exércitos, E todas as nações vos chamarão ditosos; porque vós sereis um país de delícias, diz o Senhor dos exércitos.

  •  Notas: Casou‑se com mulheres idólatras o que sempre foi um mal.

As mulheres repudiadas, que tinham feito subir os seus prantos para Deus. O profeta imagina as lágrimas destas infelizes a caírem sobre o altar dos holocaustos, e a tornarem as vítimas que lhe ofereciam os maridos culpados odiosas ao Senhor.

Foi o mesmo Deus que fez a mulher e o homem, e os animou. E que quer este Deus? Que do homem e da mulher nasça uma posteridade santa, o que é impossível com o repúdio das mulheres de «Israel», e com o casamento com mulheres pagãs.

Diferente sorte dos ímpios e dos justos

As palavras (ou blasfêmias) que tendes proferido contra mim, têm‑se multiplicado cada vez mais, diz o Senhor. E dizeis: Que temos dito contra ti? Tendes dito: É em vão que se serve a Deus; que ganhamos nós em guardar os seus preceitos, e termos andado tristes (ou penitentes) diante do Senhor dos exércitos? Por isso nós chamamos agora ditosos aos homens arrogantes, pois que eles prosperam vivendo na impiedade; eles provocam a Deus e (apesar disso) ficam salvos. Então os que temem o Senhor falaram uns com os outros. E o Senhor se pôs atento, e ouviu; e na sua presença foi escrito um livro de memória a favor dos que temem o Senhor, e pensam no seu Nome. E eles no dia em que eu hei de proceder serão para mim, diz o Senhor dos exércitos, um bem particular; e eu os tratarei benignamente, como um pai trata seu filho que o serve. E vós mudareis então de parecer, e vereis que diferença há entre o justo e o ímpio e entre o que serve a Deus e o que não o serve.

O dia do Senhor

Porque eis que virá um dia semelhante a uma fornalha acesa; e todos os soberbos, e todos os que cometem a impiedade serão como palha; e este dia que está para vir, os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, sem lhes deixar nem raiz, nem germe. Mas para vós os que temeis o Meu nome, nascerá (o Messias) o sol da justiça, e estará a salvação, sob as suas asas (ou raios); vós saireis então, e saltareis (de alegria) como novilhos de uma manada. E calcareis os ímpios, quando estiverem como cinza debaixo da planta de vossos pés, nesse dia em que eu hei de proceder, diz o Senhor dos exércitos. Lembrai‑vos da lei de Moisés, meu servo, a qual eu lhe dei em Horeb, para todo o Israel, (a qual contém) os meus preceitos e mandamentos.

Elias virá antes do dia do juízo

Eis que vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia grande e horrível do Senhor. E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para não suceder que eu venha e fira a terra com anátema.

  • Notas: III ‑ Como nos voltaremos para ti, se o nosso proceder tem sido sempre correto? Com estas palavras deram uma resposta insolente, fingindo-se inocentes. As cataratas do céu. No oriente a abundância das colheitas depende da abundância das chuvas.
  • Cap. IV ‑ Os pais são os piedosos antepassados dos Israelitas: os filhos são a raça degenerada do tempo de Malaquias e dos séculos futuros. Elias procurará levar estes a imitar a piedade daqueles.

Da Bíblia traduzida da Vulgata e anotada pelo Pe. Matos Soares. 6ª edição.

 

 

Deixe uma resposta

AMOR DE LA VERDAD

que preserva de las seducciones del error” (II Tesal. II-10).

Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

Radio Spada

Radio Spada - Tagliente ma puntuale

Catholic Pictures

Handmaid of Hallowedground

Hallowedground

Traditional Catholic Visualism

Acies Ordinata

"Por fim, meu Imaculado Coração triunfará"

RADIO CRISTIANDAD

La Voz de la Tradición Católica

