Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

A ÓTIMA Profª MYRA DAVIDOGLOU (RIP) SOBRE A TESE DE «CASSICIACUM»

Myra Davidoglou

Arai Daniele

É pena que tantos dos melhores estudos sobre a presente situação da Igreja, atualíssimos nos anos Setenta/Oitenta e não menos hoje, sejam desconhecidos dos leitores de língua portuguesa. Para superar essa lacuna, vamos, dentro de nossos limites, apresentar aqui uma série de escritos da escritora católica de origem romena, Drª Myra Davidoglou, que viveu em Paris, onde publicava o excelente periódico LA VOIE.

Não deve surpreender que o tema escolhido tenha sido o exame crítico da «tese de Cassiciacum», que desde o início causou muitos desatinos e perturbações em clérigos que a adotaram. Basta citar o completo abandono no grupo Sodalitium do bispo Franco Munari, consagrado por Mgr Guérard des Lauriers na Itália, assim como a inversão de rota do P. Curzio Nitoglia, que não conseguindo conviver mais a longo com a baralhada da aplicação da tese em sucessões papais «materialiter» sem fim – hoje até do incrível Jorge Bergoglio – aderiu diretamente à posição oposta, reconhecendo a legitimidade dos «papas conciliares» e tecendo uma nova tese, ainda mais disparatada de uma Igreja – duas doutrinas – a católica ao lado da ecumenista! (veja http://wp.me/pWrdv-1da)

Ora, o problema dos «materialirer/formaliter» é justamente o que chamamos aqui de «conclavismo» às avessas ligado ao que foi considerado uma impossível sucessão papal!

Em outras palavras, os conclaves desde João 23 teriam sido sempre canônicos, mesmo se elegeram suspeitos de modernismo e de ligação com a Maçonaria, que no exercício de seu «governo» demonstraram que a suspeita era real porque inocularam tais heresias na Igreja, especialmente com o maldito Vaticano 2º. Isto significa considerar dignos de serem eleitos papa indivíduos de fé suspeita, mas que galgaram a posição cardinalícia, e daí de «papabili» em circunstâncias tão discutíveis como foi a simonia; sim porque esta é ligada ao poder e tráfico de dinheiro, mas não é diversa do tráfego de influências e alianças com os poderes das sinagogas e lojas do mundo!

Neste sito, sempre lembramos o fato que todo católico deveria saber que. quando falta o Papa e há uma situação de Sede Vacante, pior, de Sede ocupada por «papas conciliares» que disseminam heresias para a perdição das almas, não estamos diante só de uma questão de consciência, pela qual não há que submeter-nos a estes, mas de uma condição que implica o dever de testemunhar que esses ocupantes devem ser banidos e é de urgente necessidade a eleição de um verdadeiro Papa.

Se isto parece impossível hoje, nem por isto o fiel testemunho dessa necessidade pode ser ignorado, pois tange o Direito Divino.

Muito de razoável se publica no mundo católico, mas na medida em que falta este testemunho, ou pior, se contraria essa grave necessidade num escrito atual, deixando o principal de lado, estes se reduzem apenas a «literatura religiosa».

Espero que quem nos lê compreenda a diferença.

Mas passemos à posição de nossa preclara escritora sobre essa questão, ao tratar da finalidade dessa tristemente famosa « THESE DE CASSICIACUM ».

 

FINALIDADE aparente de tal «TESE»

«Chega-se naturalmente a indagar sobre o propósito da «Tese de Cassiciacum». Agens non agit nisi propter finem. “Parece que o autor tentava impedir a eleição de um papa verdadeiro, após a queda dramática de PauloVI pelo fato de sua heresia manifestada publicamente durante o Vaticano II.

Esta é, obviamente,uma suposição. Contudo, uma coisa é certa: seu estudo é concebido para defender a legitimidade dos pontificados de Paulo VI e de seus sucessores em heresia, e a inamovibilidade destes. “Nenhum outro (senão Wojtyla) em sua vida, escreve o autor, poderia legitimamente ocupar a Sé Apostólica.

Além disso,”(É) absolutamente proibido CONSIDERAR MESMO A TÍTULO DE SIMPLES EVENTUALIDADE, a reconstituição de uma pseudo-sessio (ou seja, uma hierarquia, que supõe a eleição de um papa) a partir de bispos que não têm nenhuma jurisdição ORDINÁRIA”, isto é, a partir de bispos que, por causa de sua ligação com a Tradição Apostólica, não ocupam um lugar na “igreja wojtyliana”, segundo a expressão do autor.

Ele de fato sustenta que na crise atual, somente os bispos residenciais têm o poder de eleger um papa capaz de restaurar a hierarquia católica. Apenas os bispos residenciais de hoje, que foram todos nomeados por falsos papas e que, como ele próprio reconhece, desertaram e traíram a Igreja, estes mesmos bispos são, como os falsos papas, privados de toda autoridade. Quanto aos bispos não residenciais, aqueles que se opõem à heresia e à destruição da igreja, vimos que Mgr Guérard os declara privados de “toda jurisdição ordinária”; daí a sua conclusão de que é absolutamente proibido considerar”, a partir deles, “mesmo a título de mera possibilidade”, a reconstituição da hierarquia católica. Em conseqüência, e na mesma linha, os anticristos que usurparam as Sedes episcopais da Santa Igreja são inamovíveis de direito, e nós devemos tê-los por nossos legítimos pastores, qualquer que sejam as conseqüências para a Igreja e para as almas

Original:

BUT APPARENT DE LA THESE DE CASSICIACUM

On en vient tout naturellement à s’interroger sur le but de la thèse de Cassiciacum. “Agens non agit nisi propter finem”. Il semble que l’auteur ait cherché à prévenir l’élection d’un vrai pape, après la déchéance spectaculaire de Paul VI par le fait de son hérésie publiquement manifestée lors du Concile Vatican II. Ce n’est évidemment qu’une supposition. En tous cas, une chose est certaine : le système est conçu pour défendre à la fois la légitimité des pontificats de Paul VI et de ses successeurs en hérésie, et leur inamovibilité. “Nul autre (que Wojtyla), de son vivant, écrit l’auteur, ne pourrait occuper légitimement le Siège apostolique”Et ailleurs : “(Il est) INTERDIT ABSOLUMENT D’ENVISAGER, MÊME AU TITRE DE SIMPLE ÉVENTUALITÉ, la reconstitution d’une pseudo-sessio (i.e. une hiérarchie, ce qui suppose l’élection d’un pape) à partir d’évêques qui n’ont aucune juridiction ORDINAIRE”, autrement dit, à partir d’évêques qui, en raison de leur attachement à Tradition apostolique, n’occupent pas un Siège dans “l’église wojtylienne”, selon l’expression de l’auteur.

Il soutient en effet que, dans la crise actuelle, seuls les évêques résidentiels ont le pouvoir d’élire un pape capable de reconstituer la hiérarchie catholique. Seulement, les évêques résidentiels d’aujourd’hui ayant tous été nommés par de faux papes et ayant, comme lui-même le reconnaît, déserté et trahi l’Eglise, ces mêmes évêques sont, à l’instar des faux papes, dépourvus de toute autorité. Quant aux évêques non résidentiels, ceux qui s’opposeraient à l’hérésie et à la destruction de l’Eglise, on a vu que Mgr Guérard les déclare privés de “toute juridiction ordinaire”; d’où sa conclusion qu’il est absolument interdit d’envisager”, à partir d’eux, “même au titre de simple éventualité” la reconstitution de la hiérarchie catholique. En conséquence, et dans la même optique, les antichrists qui ont usurpé les Sièges épiscopaux de la Sainte Eglise sont inamovibles de droit, et nous devons les tenir pour nos pasteurs légitimes, quelqu’en soient les conséquences pour l’Eglise et pour les âmes.

 

http://wordpress.catholicapedia.net/disputatio-these-dite-de-cassiciacum-ii/

Se houver um suficientemente número de interessados o sito providenciará a tradução para o português desse documento, esclarecedor de muitas questões.

AMDG – Salve Maria Puríssima!

Uma resposta para “A ÓTIMA Profª MYRA DAVIDOGLOU (RIP) SOBRE A TESE DE «CASSICIACUM»

  1. Zoltan Batiz dezembro 3, 2014 às 6:38 pm

    Os antipapas conciliares não o são nem materialiter … Sim, cada homem normal e católico pode ser papa materialiter .. mas isto não é o caso deles … Eu proponho o termo “immaterialiter”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

AMOR DE LA VERDAD

que preserva de las seducciones del error” (II Tesal. II-10).

Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

Radio Spada

Radio Spada - Tagliente ma puntuale

Catholic Pictures

Handmaid of Hallowedground

Hallowedground

Traditional Catholic Visualism

Acies Ordinata

"Por fim, meu Imaculado Coração triunfará"

RADIO CRISTIANDAD

La Voz de la Tradición Católica

%d blogueiros gostam disto: