Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

A HIPOCRISIA COMO CIMENTO AGLUTINADOR DAS SOCIEDADES

Hypocrite

Alberto Carlos Rosa Ferreira das Neves Cabral                          

 

EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS

Então Jesus falou às multidões e a Seus discípulos:

Os escribas e os fariseus estão sentados na Cátedra de Moisés. Portanto, fazei e observai tudo o que eles vos disserem, mas não os imiteis nas acções, porque eles dizem e não fazem. Amarram pesadas cargas e as põem nas costas dos outros, e eles mesmos nem com o dedo querem tocá-las. Praticam todas as suas acções para serem vistos pelos outros. Por isso alargam as faixas de pergaminho e alongam as franjas dos seus mantos. gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas Sinagogas. Gostam de ser chamados mestres pelo povo. Mas vós não vos façais chamar de Mestre, porque Um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. A ninguém chameis de Pai na Terra, porque Um só é o vosso Pai, Aquele que está nos Céus. Nem vos façais chamar doutores, porque Um só é o vosso Doutor – O Cristo. O maior entre vós seja vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.

Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas; que fechais o Reino dos Céus aos outros; não entrais vós, nem permitis que entrem os que o desejam.

Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas, que percorreis mar e terra a fim de converter uma só pessoa, para depois de convertida, a tornar merecedora de Inferno, duas vezes mais do que vós mesmos.

Ai de vós! Guias cegos, que dizeis: Se alguém jurar pelo Santuário, não é nada, mas se jurar pelo ouro do Santuário, fica obrigado. Insensatos e cegos, o que vale mais, o ouro, ou o Santuário que santifica o ouro? E quem jura pelo Santuário, jura por ele e por Quem o habita. E quem jura pelo Céu, jura pelo Trono de Deus, e por Aquele que nele está sentado.

Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não vos preocupais COM O MAIS IMPORTANTE DA LEI: A JUSTIÇA, A MISERICÓRDIA E A FIDELIDADE. É ISTO O QUE IMPORTA FAZER, SEM CONTUDO OMITIR AQUILO. GUIAS CEGOS QUE COAIS UM MOSQUITO E ENGOLIS UM CAMELO.

Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas, QUE POR FORA LIMPAIS O COPO E O PRATO, MAS POR DENTRO ESTAIS CHEIOS DE RAPINA E COBIÇA.

Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas, QUE SOIS SEMELHANTES A SEPULCROS CAIADOS, VISTOSOS POR FORA, MAS POR DENTRO CHEIOS DE OSSOS DE MORTOS E TODA A ESPÉCIE DE PODRIDÃO. ASSIM TAMBÉM VÓS, POR FORA PARECEIS JUSTOS AOS OUTROS, MAS POR DENTRO ESTAIS CHEIOS DE HIPOCRISIA E DE MALDADE.»        Mt 23, 1-28     

 

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo arrebata as almas de boa fé a seguir o que os fariseus dizem, não os imitando, contudo, nas suas obras, pretende, fundamentalmente, afirmar que as autoridades pessoalmente indignas não perdem “ipso facto” os sues cargos; anatematizando solenemente a hipocrisia dos fariseus, Nosso Senhor Jesus Cristo declara formalmente que as autoridades moralmente indignas, isto é, as que não cumprem aquilo que impõem aos outros, devem ser depostas pela autoridade superior, e tratando-se de chefes de Estado, essa autoridade só pode ser o Romano Pontífice.

Este discurso anti-farisaico não se aplica, especìficamente, à seita anti-Cristo, porque neste caso EXISTE UM EXERCÍCIO CONCRETO DE FUNÇÕES QUE CONTRADIZ FORMALMENTE A DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DESSAS MESMAS FUNÇÕES – CONSEQUENTEMENTE, NEM HÁ FUNÇÕES, NEM FUNCIONÁRIOS; NEM PAPAS NEM BISPOS.

Todavia e infelizmente, sabemos que ao longo dos séculos, o fariseísmo e a flagrante falta de santidade foi coisa frequente nos homens de Igreja; e aqui reside, essencialmente, a causa dos conflitos e mal entendidos entre os santos e a autoridade eclesiástica, até mesmo a Inquisição, conflitos, aliás, sempre explorados pelo demónio. Deus Nosso Senhor instituiu a Sua Igreja constitutivamente Divina, e como tal indefectível e intangível, mas incorporando um factor humano frequentemente pecador, pois que até o Romano Pontífice, NA SUA INFALIBILIDADE, NÃO É, CONTUDO,IMPECÁVEL.

A hipocrisia constitui a consequência mais repugnante do pecado original, pois que alia o vício à mentira, premeditada, encenada, e qualificada. Deus Nosso Senhor CONSIDERA A HIPOCRISIA PIOR DO QUE OS PECADOS DA CARNE. Porque enbora o egoísmo seja mais universal e mais impregnativo do conjunto da personalidade, a hipocrisia é mais torpe e hedionda para uma pessoa bem formada, mesmo na Ordem Natural.

As crianças não são hipócritas, podem ser fingidas, mas não são hipócritas; exactamente porque a hipocrisia não é um simples fingimento, porque denota uma especial perversidade social, um “calo” de miséria humana colectivamente assumida e até institucionalizada, gerando-se deste modo, por meio da hipocrisia, uma DETERMINADA CUMPLICIDADE SOCIAL DOS VÍCIOS ESCONDIDOS; CUMPLICIDADE ESTA ERIGIDA EM VALOR, E ATÉ PROTEGIDA PELA LEI( os chamados “bons costumes”) – E AI DE QUEM SE NÃO SUBMETE A ELA. É por meio desta diabólica hipocrisia que os bons são, e sempre foram, cilindrados e soezmente humilhados, declarados culpados de todos os crimes, não lhes sendo perdoada a mínima fraqueza.

Numa sociedade profundamente hipócrita, o pior crime que se pode cometer é a profissão de sinceridade, de inocência, a manifestação do amor à Verdade e ao Bem. Exactamente porque os hipócritas vivem de “coar mosquitos e engolir camelos”, não podem tolerar ninguém que não viva de aparências, mas de realidades, que não encene “vidinhas” mas que procure, sim, viver na Presença Sobrenatural de Deus Nosso Senhor, da Sua Santíssima Lei, sempre à Luz dos Mistérios da Sacrossanta Fé Católica.

São Jerónimo dizia que era menos grave pecar na praça pública do que ser hipócrita.   

A Santa Madre Igreja, ao ensinar e defender o Primado da Verdade, a todo o custo, porque Deus Nosso Senhor é a Verdade, porque Jesus  Cristo é a Verdade, e sofreu e morreu na Cruz para prestar testemunho salvífico da Verdade; também ela, Igreja, tem sofrido ao longo dos séculos pela sua proclamação altissonante da Verdade, porque tudo na vida da mesma Igreja, bem como na vida dos homens da Igreja, tudo deverá concorrer para enxertar no coração e no comportamento dos homens, este amor Sobrenatural à Verdade – até ao martírio!

No tempo de Jesus, na Palestina, e em geral no Oriente, mesmo ainda hoje, em terras muçulmanas, era proibido, ou, pelo menos, mal visto, um homem falar pùblicamente com uma mulher que não fosse de sua família; Contudo, Nosso Senhor, Redentor e Doutor máximo das gentes, não duvidou em falar com a samaritana, ou com as irmãs de Lázaro, exactamente porque sendo puríssima a Sua intenção, não tinha por que se submeter a disposições puritanas e hipócritas, directamente provenientes da referida cumplicidade dos vícios escondidos, cumplicidade geral da mediocridade intelectual e moral, que é caracterizadora das sociedades humanas desde o pecado original. Quanto maior é a Virtude Sobrenatural menor é a necessidade de constituir máscaras sociais; UM HOMEM REALMENTE VIRTUOSO SÓ TEM UM ROSTO, COMO SÓ TEM UMA VERDADE, QUE APRESENTA EM TODA A PARTE. Pode, sem dúvida, graduar a sua expressão consoante o meio social que frequenta ou a cultura das pessoas a quem se dirige, todavia a sua personalidade, bem como os valores que procura viver e transmitir, são sempre os mesmos. Poder-se-á admitir que actualmente, sem a presença da Santa Igreja como realidade social e cultural, é realmente impossível a um verdadeiro católico sobreviver sem máscaras sociais; mesmo assim não as deve utilizar, nem mesmo para salvar a vida, pois tal equivaleria ao sacrificar aos ídolos das catacumbas da Antiguidade Cristã – SERIA UMA APOSTASIA DA FÉ.

Satanás é hipócrita desde a primeira vez que tentou os nossos primeiros pais, pois disfarçou a complacência desordenada na própria  excelência, de sabedoria, e conhecimento dos segredos do Bem e do mal – OU SEJA, A TREVA APARECIA COMO LUZ.

A suprema hipocrisia não é contudo a dos fariseus do tempo de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque esses, embora indignos, sempre cumpriam exteriormente com as suas funções docentes, permanecendo assim institucionalmente vinculados à hierarquia religiosa do povo de Deus, instituída por Direito Divino. A suprema hipocrisia É PROPAGAR O ATEÍSMO COM A APARÊNCIA DE AUTORIDADE DO PRÓPRIO DEUS, COMO FAZ A SEITA ANTI-CRISTO, SAÍDA DO VATICANO 2 E SEUS FALSOS PAPAS DO DIABO.

Mas não é o próprio da Verdade vencer o erro e dissipar a mentira?

Sem dúvida que, metafìsicamente, transcendentalmente, assim o é. Por isso o poder de satanás está, ainda assim, limitado, e durará só até ao fim do mundo. O pai da mentira, do erro, e da hipocrisia, jogará com as suas aparências, NA EXACTA MEDIDA EM QUE A IDEIA PROVIDENCIAL DO MUNDO PERMITE O MAL PARA DELE EXTRAIR O MAIOR BEM, QUE SE CONSUBSTANCIA NA MAIOR GLÓRIA DE DEUS E NA SALVAÇÃO DAS ALMAS. Portanto se a Verdade e o Bem não extinguem totalmente o mal neste mundo, se, pelo contrário, é o mal que parece submergir e estrangular totalmente o Bem, tal só acontece PARA QUE A VERDADE E O BEM SURJAM MAIS RESPLANDECENTES NO FIM DO MUNDO, QUANDO A GLÓRIA DE DEUS ILUMINAR, INFALÍVEL E ETERNAMENTE, AS CONTINGÊNCIAS DESTA NOSSA POBRE EXISTÊNCIA.

Ao considerarmos a hipocrisia como cimento aglutinador de todas as sociedades, após o pecado original, queremos assim significar que as relações entre quase todos os homens, a todos os níveis, estão arregimentadas na maldade e na falsidade inerente ao primeiro pecado: “SEREIS COMO DEUSES”. Precisamente porque o único Verdadeiro Deus é COMPLETAMENTE DESCONHECIDO, as relações humanas nunca podem possuir suficiente alicerce que as dignifique e comprometa como tais. Nesse quadro conceptual e social, a alma sincera e inocente surgirá fatalmente como o anti-social por definição, perigosíssimo, pois abala o único cimento, que a seguir ao egoísmo, avaliza e valoriza o permanente aniquilamento da vida em sociedade. Foi tudo isto que Nosso Senhor pretendeu amaldiçoar com o Seu discurso e a Sua prática profundamente anti-farisaica, ou seja, inimiga de tudo o que, mediante a mentira encenada e socializada, afasta os homens da Luz Eterna e Infinitamente Bela do seu Criador, Redentor e Consumador.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Lisboa, 2 de Janeiro de 2016
    

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

AMOR DE LA VERDAD

que preserva de las seducciones del error” (II Tesal. II-10).

Pro Roma Mariana

Fátima e a Paixão da Igreja

Radio Spada

Radio Spada - Tagliente ma puntuale

Catholic Pictures

Handmaid of Hallowedground

Hallowedground

Traditional Catholic Visualism

Acies Ordinata

"Por fim, meu Imaculado Coração triunfará"

RADIO CRISTIANDAD

La Voz de la Tradición Católica

%d blogueiros gostam disto: